terça-feira, 4 de agosto de 2009

Nascido para Matar(Full Metal Jacket)


Ninguém nunca gostou da guerra. Muito menos quem está dentro dela, ou preparando-se para ela. No cinema, a guerra geralmente é tratada com cuidado excessivo, quando dirigida por grandes cineastas. Foi assim com "Glória Feita de Sangue", de Stanley Kubrick, e com o implacável "Platoon", de Oliver Stone. Isso só para citar alguns. Incansável, Kubrick ainda voltaria ao tema em 1987, exatamente 30 anos após seu "Paths of Glory", que acabou servindo de prelúdio para o filme em questão. E com "Nascido Para Matar", seu penúltimo filme, o cineasta reafirma seu multitalento, afinal, é praxe e todo mundo sabe que Stanley Kubrick produziu mais uma obra-prima dentre as tantas de sua carreira.

O primeiro ato do filme nunca é menos que perfeito, para começar. Poucos filmes na história conseguiram ser donos de um primeiro ato com competência parecida com o de "Nascido Para Matar". Kubrick precisa apenas de 5 minutos para paralisar o espectador com um início que é, no mínimo, perturbador, e mesmo que o ritmo alucinante de diálogos impagáveis diminua a partir da metade do segundo ato, o filme nunca deixa de envolver e questionar o espectador. O primeiro ato é cheio de cenas longas, o que poderia ser chato e cansativo, se não fosse conduzido da maneira certa. Na verdade, seria impossível o filme ser chato, pois basta olhar o brilhante roteiro (premiado com o Oscar) adaptado da obra de Gustav Hasford, que fica evidente a grandeza do longa-metragem.

Já que chegamos ao roteiro, vamos à história do filme. Kubrick quebra a história em duas, a primeira mostra um sargento sádico preparando seus recrutas para a guerra. Hartmann treina seus soldados de forma absurdamente fanática, com métodos assustadores e com uma rigorosidade implacável. Sua principal vítima é o gorducho recruta Gomer Pyle, vivido por um competente Vincent D'Onofrio. Pyle sofre tudo que se pode imaginar, até dos seus colegas de acampamento. Conforme o tempo vai passando, Pyle vai adquirindo forma e disciplina até se tornar um soldado pronto para combate. Quando Pyle, aparentemente, está de bem com tudo e com todos...Bom, quem já viu o filme sabe que a cena do banheiro é perfeita, afinal.

Na segunda parte, Kubrick mostra o sargento Joker (escolhido propositalmente, em inglês Joker significa Coringa) cobrindo a guerra como correspondente de um jornal militar. No campo de batalha, ele se junta a combatentes com nomes sugestivos como Bola Oito, Animal Mother e Tenente Touchdown. Mostrando a visão de Joker sobre a guerra e seus horrores, Kubrick imprime um retrato infeliz, mas incrivelmente real sobre uma das guerras mais mortíferas da história.ther.

Se Kubrick dirige o filme com sua competência habitual, deve-se também destacar a fotografia de Douglas Milsome. Douglas fotografa usando abundamente o recurso do contraluz e abolindo as cores mais vibrantes, deixando o filme com um tom mais leve, contrastando muito bem com o clima (nada leve) de morte que é contado no filme. Enfim, foi pouco. Todo o reconhecimento que "Full Metal Jacket" recebeu quando foi lançado foi insuficiente para descrever a competência deste belo exemplar sobre a guerra do Vietnã. Afinal, tudo que poderia ter sido dito sobre este combate já foi dito. "Nascido Para Matar" pode sim, ser considerado uma das grandes obras da década de 80, assim como pode ser rotulado como um clássico.

Trailer do Filme

Download do Filme

Título Original: Full Metal Jacket
Gênero: Guerra
Tempo de Duração: 117 min
Ano de Lançamento: 1987
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 376 mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário