domingo, 16 de agosto de 2009

O Ultimo Samurai


É curioso constatar como apostas tidas como certas às vezes não funcionam muito bem na bilheteria. O Último Samurai tem tudo para agradar o grandepúblico mas misteriosamente não teve um bom retorno financeiro nos EUA.

No comando deste épico está Edward Zwick que apesar de não ser um cineasta já tem um bom curriculum na bagagem, foi produtor de 'Traffic' e 'Shakespeare Apaixonado' e diretor de Lendas da Paixão e de outro bom épico 'Tempo de Glória'. A intenção com 'O Último Samurai' foi abordar de forma grandiloquente a filosofia destes guerreiros japoneses que tinham na honra, justiça e disciplina a base de todo o seus ensinamentos. As locações são belíssimas, muitas tomadas abertas e com uma reprodução de época (1876) impecável.

Tom Cruise vive o capitão Nathan Algren que está em plena crise de consciência por ter combatido e assassinado dezenas de índios. Sente-se tão mal que está entregue à bebida e não tem mais motivação na vida. Mesmo assim é designado para uma missão especial, treinar o exército japonês com armas de fogo para conter uma revolta de samurais. Numa luta Algren é capturado justamente por estes guerreiros e ai começa a sua transformação. Primeiro o estranhamento com cultura e costumes tão diversos. Aos poucos vai assimilando tudo. Nesse processo de adaptação tem contato com o lider dos samurais, Katsumoto, o excelente Ken Watanabe. É claro que dessa relação vai crescer uma mútua admiração. Paralelamente surge o envolvimento da irmã de Katsumoto com o americano, que é mostrado de forma muito sutil. A última cena de batalha é a mais emocionante, mostra bem como a brutalidade por sí só pode ser vencida pela engenhosidade.

Cruise está discreto, não chega a ter grande desempenho mas também não atrapalha o filme é mesmo de Ken Watanabe, que compra a cena sempre que aparece. É claro que como grande porém, e é necessário dizê-lo aqui, é a previsibilidade de tudo, nos primeiros instantes da fita já sabemos exatamente como acabará.
Título Original: The Last Samurai
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 154 min
Ano de Lançamento: 2003
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb (RAR)
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 605 mb

5 comentários:

  1. O amigo paro com o Blog..???? Po nao faz isso nao.., gosto das suas criticas.., com certeza esse e um blog de qualidade.., nao desanima nao... fernando

    ResponderExcluir
  2. Pô vey.. Para com o Blog naum.. Achava massa as criticas e seus filmes.... volta ai!

    ResponderExcluir
  3. isso mesmo, aqui nós encontramos ótimas criticas e download fácil....
    continue atualizando o blog, el é bom..
    falow
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Cara, este filme para mim foi o melhor que o Tom Cruize fez...a história é boa, as cenas de ação são muito boas...então entendo que ele não estourou...

    ResponderExcluir