quinta-feira, 30 de julho de 2009

A Casa da Colina(House on Haunted Hill)


Criada com o propósito de lançar filmes de horror, a produtora americana "Dark Castle", de Joel Silver e Robert Zemeckis, entrou no mercado do entretenimento em 1999 com "A Casa da Colina" (House on Haunted Hill), refilmagem de "A Casa dos Maus Espíritos" (58), de William Castle e que tinha na liderança do elenco o lendário astro Vincent Price. Logo depois vieram mais três filmes, "Treze Fantasmas" (Thirteen Ghosts, 2001), outra refilmagem de um filme de 1960, "Navio Fantasma" (Ghost Ship, 2002) e "Na Companhia do Medo" (Gothika, 2003), todos sendo filmes explorando fantasmas e assombrações.

"A Casa da Colina" foi dirigido por William Malone (de "Medopontocombr") a partir de um roteiro de Dick Beebe (de "A Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras"), que por sua vez se baseou numa história do escritor Robb White (1909-1990), frequente colaborador de William Castle em vários filmes dos anos 1950 e 60 como "Macabre" (58), "Força Diabólica" (59), "Treze Fantasmas" (60) e "Homicidal" (61).

"A Casa da Colina" é mais um filme de horror com uma história de casa assombrada por fantasmas perturbados. Não apresenta elementos novos, pelo contrário, desfila todos aqueles clichês característicos do tema, com os tradicionais sustos fáceis, personagens estereotipados e algumas mortes violentas. O roteiro até que esforçou-se em criar uma história atraente, com direito a várias revelações, reviravoltas, suspense e tramas que se completam, conseguindo manter um certo interesse, acentuado pela intensidade das cenas envolvendo uma macabra entidade formada por vários espíritos atormentados em busca de vingança, e pelo visual fascinante da enorme torre, destacando-se um belíssimo teto de vidro no salão principal, onde uma série de imagens surrealistas servia de inspiração para as atrocidades do Dr. Vannacutt. As salas abandonadas no porão, onde eram realizadas as torturas dos pacientes, também transmitiam um clima mórbido com suas camas, instrumentos e aparelhagens médicas corroídas pela ação devastadora do tempo, e impregnadas com uma sensação obscura de morte e dor, num ambiente macabro de desolação.

O maior defeito do filme é o péssimo desfecho, com um final extremamente óbvio e super previsível, totalmente conveniente para agradar talvez apenas aquele público escolhido pelos executivos para pagar os custos da produção e encher seus bolsos de lucros. Fora isso, e para os apreciadores menos exigentes do atual cinema de horror, "A Casa da Colina" até que pode garantir cerca de uma hora e meia de diversão rápida.

Trailer do Filme


Download do Filme

Título Original: House on Haunted Hill
Gênero: Terror
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário