quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Noite dos Mortos Vivos


A Noite dos Mortos Vivos, lançado em 1968, que serviu de inspiração para todos os outros exemplares do gênero, é um perturbador exercício de tensão e medo. Perseguidos por zumbis sedentos de sangue, um grupo de pessoas se isola num casebre e tenta, desesperadamente, lutar pela própria sobrevivência.

Muitos estudiosos enxergam forte crítica social nas entrelinhas do roteiro, condenando a alienação do ser humano diante das tecnlogias do século XX, especialmente a televisão. Não por acaso, é um aparelho de TV que cria a ponte do grupo isolado com o mundo fora da casa. Coincidência ou não, o filme acabou sendo proibido no Brasil durante a ditadura militar (período em que foi lançado mundialmente). Romero utiliza do poder da mídia para manipular as atitudes de seus personagens, o que acaba por encaminhá-los à tragédia. Com um desfecho extremamente pessimista e anticlímax, A Noite dos Mortos Vivos pode desagradar aqueles que esperam redenção e escapatória.

Excluindo, porém, estes fatos intelectualóides, A Noite dos Mortos Vivos pode ser uma das melhores experiências do gênero. A começar pela abertura tenebrosa, onde um carro trafega numa estrada isolada – e termina num cemitério – o filme promete, a partir de então, uma atmosfera arrepiante. E cumpre. Regidas por uma trilha sonora competente e ótima fotografia em preto e branco, as cenas são cuidadosamente filmadas por Romero, atingindo com perfeição a proposta do roteiro. Prepare-se para momentos de incômodo e tensão insuportáveis (destaque para a perseguição da protagonista por um dos zumbis, que exprime com clareza a sensação de medo e isolamento) e outros de pura repugnância, como o banquete dos mortos vivos, que vai de dedos a fígados, e as cenas de assassinato no porão do casebre.

É, sem dúvida, um dos mais rebuscados e interessantes filmes de horror já levados ao cinema. Corajoso o suficiente para atacar a sociedade moderna e competente na medida certa para provocar inquietação e medo, A Noite dos Mortos Vivos é praticamente obrigatório para aqueles que gostam de produções criativas e fantásticas. E por isso, talvez George Romero seja mesmo um gênio.

Trailer do Filme

Download do Filme - parte 1

Download do Filme - parte 2
Download do Filme - parte 3
Download do Filme - parte 4

Título Original: Night of the living dead
Gênero: Terror
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário