terça-feira, 14 de julho de 2009

Acampamento Sinistro(Sleepaway Camp)


Era uma vez um acampamento... Era uma vez um assassino... Era uma vez um pequeno clássico... É assim que começa SLEEPAWAY CAMP, um dos filmes de maníacos em série mais cultuados dos anos 80, uma produção que possui seguidores ferrenhos, mesmo não sendo tão popular quanto SEXTA-FEIRA 13, que veio primeiro e acaba servindo de base de comparação.

E que me desculpem os que são eternos fãs da série SEXTA-FEIRA 13, mas mesmo sendo anterior, eu considero SLEEPAWAY CAMP mais divertido que seu irmão mais famoso. E por divertido também quero dizer ousado: em 1983, a idéia de que alguma criança em um acampamento está matando adultos e outras crianças já é polêmico por si só, porém ninguém esperava uma cena de encerramento tão perturbadora. Sem exagero, foi uma das cenas mais chocantes da história do horror na época e ainda tem impacto mais de duas décadas depois do lançamento.

E assim a "lenda" de SLEEPAWAY CAMP cresceu, se desenvolveu, virou cult, criou fãs incondicionais e após quase 25 anos de sua estréia, envelheceu bastante. E este envelhecimento tem um lado ruim e um lado bom. O lado ruim é que os espectadores acostumados a clips da MTV na tela grande vão atacar a película com paus e pedras. Estes alegarão que o ritmo é lento, há falhas de produção (especialmente no que diz respeito ao orçamento), contém aquele figurino ridículo da época entre outras coisas menores. Entretanto o lado bom diz respeito especialmente à nostalgia e à constatação de que produções de baixo orçamento feitos com criatividade, garra e boa vontade são peças cada vez mais raras hoje em dia. Bem, chega de babação de ovo e vamos ao roteiro.

Apesar de ser eternamente lembrada por sua revelação final, a criação de Robert Hiltzik como um todo não poderia ser mais bacana, porque ao contrário do que possa parecer a primeira vista, existe uma história interessante à ser contada e ela é mostrada com personagens bem desenvolvidos, estereótipos sem parecer vulgar e violência, bastante violência. As mortes oscilam entre a criatividade e o convencional: além do panelão de água quente, temos um afogamento, uma morte por picadas de abelhas, uma flechada no pescoço, apunhaladas, entre outras. Para tristeza dos fãs, Hiltzik não filmou mais nada após este filme de 1983, o que levou muitos a pensar que estava morto. Na verdade ele e sua esposa Missy (co-produtora de SLEEPAWAY CAMP) passaram a se dedicar exclusivamente a sua família.

Trailer do Filme

Download do Filme

Título Original: Sleepaway Camp
Gênero: Terror
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português

5 comentários:

  1. Eu achei o filme péssimo.
    Ruim, ruim, ruim.
    Olha, perdi uma hora e trinta minutos da minha vida vendo isso.
    Se quer que seu blog seja bom, afaste porcarias que nem esta dele.

    ResponderExcluir
  2. Mas há o final do filme, claro.
    Raro, estupendo.
    Pena que dure apenas 15 segundos.

    ResponderExcluir
  3. É que assistir um filme barato e de 1980 nos dias de hoje claro que não vai ser divertido, mas esse filme merece ser visto pela importancia que ele teve no genero de Slasher Movies. Coloquei ele mais pela curiosidade do que ser um otimo filme.

    ResponderExcluir
  4. Guilherme, valeu pelo filme.
    Eu o vi em 92 ou 93 quando era criança.
    Estou baixando para rever.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. tem como postar o filme pra download dinovo??

    ResponderExcluir