domingo, 26 de abril de 2009

Aeon Flux


Volta e meia se fala da “maldição do Oscar”, ou seja, de que atores e atrizes, após ganharem o maior prêmio da indústria do cinema, só participam de bombas, penando até conseguirem bons papéis. Os exemplos são muitos, e nomes como Timothy Hutton , Mira Sorvino , Marlee Matlin e Helen Hunt são apenas alguns que não me deixa mentir. E Charlize Theron por pouco não se juntou ao grupo, não fosse ter protagonizado o drama TERRA FRIA – pelo qual foi novamente indicada como Melhor Atriz – assim que se encerraram as filmagens de AEON FLUX, este sim um verdadeiro desastre, desprezado pela crítica especializada e fracasso retumbante nas bilheterias (arrecadou US$ 25 milhões, para um orçamento superior ao dobro deste valor).

Não que Charlize esteja ruim – ela, pouco a pouco, está se tornando uma intérprete acima deste tipo de julgamento. Seu empenho – chegou a treinar com artistas do Cirque du Soleil – em dar vida a uma figura dramática unidimensional e pouco convincente é perceptível, mas o ambiente ao seu redor pouco colabora. A direção engessada de Karyn Kusama (GIRLFIGHT) é um problema ainda maior. Ela parece estar fora de seu ambiente, explorando de forma insatisfatória tanto os cenários futuristas – que por sua vez parecem por demais artificiais – quanto os dramas que movem os personagens. Isso sem mencionar a conclusão banal, em que o grande enlace de um ”futuro mutante” nada mais é do que um caso de amor mal resolvido e vítima de ciúmes doentio, num arremedo shakespeareano mal desenhado e, por vezes, até ridículo.

Aeon Flux (Charlize) é uma guerreira, membro de um grupo rebelde que pretende derrubar o governo totalitarista da única cidade habitável do futuro. Ela é enviada para assassinar o chefe de estado ( Marton Csokas , de CRUZADA), mas ao se deparar com ele sente algo estranho, que a impede de prosseguir em seu objetivo. Ele também reconhecerá nela algo familiar, e logo acabarão dividindo os mesmos lençóis. O irmão dele ( Jonny Lee Miller , de TRAINSPOTTING) irá ver nisso um ato de fraqueza, enquanto planeja pelos bastidores um golpe para derrubá-lo que o possibilite assumir o comando mundial em seu lugar.

Nem tudo é equívoco em AEON FLUX. A trilha, eletrônica, é bastante pertinente, contribuindo de modo decisivo para criar um clima de tensão. A ação, quando em movimento, funciona, e a forma física das duas combatentes – Theron e Sophie Okonedo , de HOTEL RWANDA – também pode ser considerado um destaque, uma vez que ambas desempenham bem o que lhes é exigido. Mas o que falta mesmo é mais ritmo, que faça o espectador ficar ligado nos acontecimentos. E um enredo mais elaborado, que não se contente com resoluções simplórias e finais felizes planejados. A intenção era fazer algo revolucionário e provocador, mas tudo o que consegue é provocar saudades pelo desenho original, exibido pela MTV até pouco tempo atrás. Isso para os fãs, que obviamente compõem um número limitado. Para os demais, resta se perguntar o que faz uma atriz conceituada como Frances McDormand (FARGO) participar de um mico desses


Trailer do Filme

Download do Filme

Tamanho: 333MB
Gênero: Ficção Científica
Formato: RMVB
Qualidade: DVDRip
Audio: Inglês
Legenda: Português
Ano de Lançamento: 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário