quinta-feira, 30 de abril de 2009

Entrevista Com o Vampiro


Não pense que se trata de mais um filme de terror cheio de sustos e crucifixos e estacas brandindo pelos ares enquanto os mocinhos tentam se salvar e destruir a grande criatura malígna. “Entrevista com o Vampiro”, baseado em livro homônimo de Anne Rice (que também assina o roteiro), toma um enfoque mais pessoal e introspectivo, descrevendo o que seria um encontro entre um jornalista e um vampiro. A história nos leva em um flashback pela vida do narrador, o vampiro Louis de Pont de Lac (Brad Pitt), desde sua morte como humano (e então nascimento como vampiro) até os dias atuais. Esse enfoque nada convencional em produções do gênero nos leva por 200 anos, começando pelas plantações e escravidão que dominavam o sul dos EUA no século XVIII, passando pelo gótico e decadente submundo de Paris do século XIX e terminando na São Francisco dos dias atuais.

Desde seu primeiro dia como vampiro, Louis recebe a tutelagem de seu criador, o vampiro Lestat (Tom Cruise), que o ensina sobre a arte de viver uma vida de luxos entre a aristocracia, sem revelar sua verdadeira natureza. Mas Louis não se livra facilmente do sofrimento de se alimentar de outras pessoas, e Lestat acaba por dar a seu amigo uma companheira, uma inocente criança. Lestat transforma Claudia em uma vampira para que essa seja companhia a Louis e também para que ela possa ser a pupila que Louis nunca teve, achando que ela é nova demais para se importar com os humanos. Os anos passam e revelam que Claudia, apesar do rosto angelical, é na verdade um vampiro frio capaz de tudo por poder. Ela aos poucos percebe que nunca irá envelhecer, sendo eternamente vista por todos como uma criança, e isso lentamente a enfurece e coloca Claudia contra aquele que a criou...

Sim, existe terror em “Entrevista com o Vampiro”. Mas ele vem de uma forma mais sutil. Ele está no mundo noturno e maligno em que vivem as criaturas do filme, nas atrocidades que cometem para poderem se alimentar, na maneira como eles encaram os humanos como apenas gado... mas, principalmente, no horror que é descobrir essa nova realidade dia a dia. E esse é o papel do personagem de Brad Pitt, passar ao escritor que escuta sua narrativa todo esse sofrimento. E isso é alcançado plenamente, através de uma ótima interpretação. Com igual performance Tom Cruise faz a sua parte para coroar o filme: Lestat, ao contrário de Louis, é um caçador, um assassino frio que vê suas vítimas apenas como alimento e aceita plenamente seu lugar na natureza. E Cruise, com seu ar de playboy encaixa no papel como uma luva. Se não bastasse, a jovem Kirsten Dunst também faz boa atuação e Antonio Banderas (que surge lá pelo meio do filme no papel de um velho vampiro que não vê mais prazer no mundo) também incorpora bem a sua parte.

Resumindo, essa é uma das mais marcantes produções adaptadas de livros de terror. Assim como “Dracula” de Francis Ford Coppola, “Entrevista com o Vampiro” consegue, através de interpretações excelentes e um roteiro bem adaptado, se imortalizar na galeria dos grandes filmes sobre essa imortal criatura, o vampiro.

Trailer do Filme

Download do Filme

Título Original: Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 122 min
Ano de Lançamento: 1994
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 402 Mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário