terça-feira, 28 de abril de 2009

Os Intocaveis(The Untouchables)


Com toda força de estilo, com bons atores em ótimas atuações, e todo o controle sobre as cenas que possui o diretor De Palma, The Untochables (Os Intocáveis) consegue alçar o status de "Melhor Filme de Gângster após Poderoso Chefão.

É a década de 30, no tempo da "Lei Seca" nos EUA, o grande chefão Al Capone (Robert De Niro) comanda o tráfico de bebidas com ardilosidade, subornando a policiais e políticos de Chicago. Eliot Ness (Kevin Costner) é um policial que se vê humilhado perante a sociedade quando é enganado por Capone, motivo esse que fará com que Ness, a todo custo, tente levar Capone a julgamento por sonegação fiscal, pra isso, irá contar com a ajuda do guarda Malone (Sean Connery), e dos agentes Oscar (Charles Martin Smith) e Stone (Andy Garcia), devido ao fato de não serem tocados, nem pelo dinheiro, nem pelas armas de Capone, o grupo liderado por Ness ganhará o apelido de Intocáveis, e é aí que a caçada a Capone começa.

De Palma , antes de mais nada, faz um filme de gângster diferente em vários sentidos de O Poderoso Chefão. Contudo, Intocáveis se assemelha com o outro pela grande qualidade de seus diretores em dirigir bons atores em conjunto, criando personagens emblemáticos para o gênero. Sim. E também, há um grande apuro técnico em ambas as partes, o que carrega as obras para um sentido de abrangência mais amplo.

O Roteiro de David Mamet é regular, cria personagens fortes, todos com seus motivos muito bem definidos para efetuar suas ações: Ness combate Capone pela humilhação que sofreu perante a sociedade, e as ameaças que o chefão passou a fazer contra sua família. Contudo, enquanto temos bons personagens, o Roteiro falha, juntamente com a Direção, em construir o ambiente violento de Chicago, ao contrário, quando observamos a cidade, é sob belas passagens efetuadas por De Palma, mostrando uma cidade aparentemente desenvolvida, um grande centro econômico. Não obstante, o filme consegue gerar boas cenas de suspense, que antecedem o momento da ação direta, o que é uma boa sacada para deixar o espectador preso em frente do filme.

Quanto as atuações, De Palma conseguira o melhor de seus atores, em especial destaco a sarcástica e contundente atuação de Robert De Niro, como Capone, seu personagem caiu como uma luva, e só um ator como ele, De Niro, pra dar o respaldo suficiente a atuação de tão emblemática figura da recente história norte-americana. Já os Intocáveis, Connery (premiado com o Oscar de Coadjuvante), Costner e Andy Garcia estão muito bem, ajudando na composição das tramas com suas exemplares atuações.
Porém o filme de De Plama alçou vôos mais longos nos quesitos técnicos, Figurinos de Marilyn Vance (Predador e Curtindo a Vida Adoidado), Trilha Sonora de Ennio Morricone ( A Missão, Pecados de Guerra,Bugsy e Era um Vez na América), Direção de Arte de William A. Elliot (Rain Man e Dublê do Corpo) concorreram ao Oscar, contudo em um ano em que The Last Imperor tava levando todos os prêmios (merecidamente) ficava difícil concorrer com esse filme, principalmente nos aspectos técnicos, coisa que The Last Emperor fez algo próximo da perfeição.

Os Intocáveis faz jus sim a fama que possui de ser o "segundo melhor filme de gângster". É um bom filme, bem dirigido, bem interpretado, que passa rápido, sem, todavia, deixar em aberto alguma trama mal resolvida. Cheio de estilo, infelizmente ficou devendo, com já dito, na criação mais elaborada da situação que passava a cidade de Chicago, ademais, é um bom filme, um bom exemplo de filme que mesmo sendo lançado após o imenso sucesso de um de mesmo gênero, consegue ter vida própia, e ser não apenas "aproveitável", mas, especialmente, um ícone do gênero gângster.

Trailer do Filme

Download do Filme - parte 1
Downalod do Filme - parte 2

Título Original: The Untouchables
Gênero: Policial
Tempo de Duração: 119 min
Ano de Lançamento: 1987
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb (RAR)
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 389 mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário