quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Iluminado(The Shinning)


O nome de um é "Stanley Kubrick" do outro "Stephen King", o título do longa é "O Iluminado". Com o nome destes dois dinossauros envolvidos em um longa, poderemos arriscar e dar nota máxima sem mesmo tê-lo assistido.

Procurando um novo projeto para rodar, Kubrick se depara com o livro "The Shining", de Stephen King e, um certo tempo depois, mais precisamente em 1.980, lança o longa-metragem "O Iluminado" que, no meu ponto de vista, é o longa que possui os movimentos de câmeras mais incríveis do mundo cinematográfico e, isso, porque foi elaborado há quase 30 anos atrás, na época em que o protagonista Jack Nicholson abusava de sua juventude, mas, sempre se mostrando um maduro ator, independente da idade. O destaque nas atuações vai sem dúvida nenhuma para "Nicholson" mas, a péssima atuação da atriz Shelley Duvall "Wendy", não atrapalha muito e não baixa a cotação do longa que é excelente. Jack Nicholson não deixa muito espaço para outras atuações, nem mesmo para o pequenino ator Danny Lloyd (Danny Torrance - O Iluminado) que hoje deve estar beirando os seus 40 anos.

Sendo aéreas ou terrestres, as imagens são espetaculares e o operador de câmera deve ter sido um dos mais habilidosos que já existiu no mundo da sétima arte. Geralmente em uma resenha crítica, só é citado o nome dos atores e diretores, mas não devemos nos esquecer que um filme é elaborado na maioria das vezes, por dezenas de pessoas e, para que um filme seja ótimo, toda a equipe também deve ser ótima, desde os câmeras até os assistentes, o qual acredito que o assistente de direção Brian Cook, deve ter tido uma grande participação e, não devo dar o mérito somente ao excêntrico "Stanley Kubrick".

O longa é um tremendo de um suspense/terror e, estes filmes do mesmo gênero que estão sendo lançados ultimamente, não chegam nem perto, pois se compararmos as datas, notaremos que há 26 anos atrás, não existia os mesmos recursos de hoje, efeitos especiais, etc. e, mesmo assim "O Iluminado" bate de frente com qualquer filme do gênero e ultrapassa as expectativas de qualquer bom cinéfilo.

É o unico filme que toda vez que vejo eu morro de medo. Esta no meu top10 de filmes de terror.

Trailer do Filme

Download do Filme

Título Original: The Shining
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 144 min
Ano de Lançamento: 1980
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 466 mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário