quinta-feira, 30 de abril de 2009

Top Secret!


Adoro o gênero da comédia pastelona, especificamente daquelas que acontecem piadas absurdas, geralmente parodiando diversas situações, algumas até despregadas ao tema central do filme. Depois de Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!, o triângulo especialista no assunto, formado por Jim Abrahams (Top Gang!), David Zucker (Corra Que a Polícia Vem Aí) e Jerry Zucker (Tá Todo Mundo Louco) uniu-se novamente para realizar Top Secret!

Pegando carona na luta na antiga Alemanha Oriental, conhecemos a história de Nick Rivers (Val Kilmer), um cantor em franca ascensão nos Estados Unidos, que é chamado para cantar em um festival no país, junto de muitos outros artistas do mundo. Só que, na verdade, esse festival nada mais é do que um pano de fundo para que um plano maléfico de bombardeiro a submarinos inimigos aconteça pelos malvados estrategistas alemães. Durante sua viagem, ele acaba se envolvendo com Hillary (Lucy Gutteridge), uma linda jovem da resistência, que o deixará ainda mais inserido em toda essa confusão política.

Em meio à essa confusão toda, o filme aproveita a oportunidade para várias tiradas políticas, como por exemplo a crítica clara ao então presidente Ronald Reagan, além de vários outros tiros para todos os lados - até mesmo A Lagoa Azul entra na roda! Característica do cinema dos autores, as piadas constantes, geralmente trabalhando com a contra-expectativa do público e o absurdo, aqui estão em menor número; e, apesar de sempre inteligentes, ficam abaixo da expectativa e até do seu propósito, elas se propõem a serem uma sátira aos filmes de espionagem, onde tudo era levado muito a sério, mas falta piada para isso

Val Kilmer, novinho e em seu filme de estréia no cinema (havia feito apenas um outro, para a televisão), brinca de um lado para o outro com seu bom jogo de cintura, mas falha justamente naquilo que lhe marcou a carreira inteira: a falta de expressão; fora que ele não tem um tom cômico muito afiado, o que o prejudica consideravelmente nesse papel. Há ainda participações de nomes importantes do cinema, como Omar Sharif (que trabalhou com David Lean em Lawrence da Arábia) e Peter Cushing (que trabalhou em uma série de fitas de horror ao longo de toda a sua carreira).

É importante dizer ainda que, para gostar desse tipo de filme, você tem que entender as referências e, acima de tudo, ter extremo bom humor, principalmente no que se trata de humor negro. Encaixando-se nos pré-requisitos para a diversão, você vai rir para caramba, mesmo que menos do que os demais filmes dos cineastas. Como uma besteira descompromissada e, principalmente, como estudo de um gênero que já não é mais tão inteligente como antes, vale a pena. Agora, se você for esperando algo mais, é melhor procurar outros títulos.

Trailer do Filme

Download do Filme - parte 1
Download do Filme - parte 2

Título Original: Top Secret
Gênero: Ação/Comédia
Tempo de Duração: 90 min
Ano de Lançamento: 1984
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb (RAR)
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 295 Mb

Um comentário: