terça-feira, 28 de abril de 2009

Zombi 2(Zombie)


Num velho cemitério de conquistadores espanhóis, um cadáver putrefato, trazido de volta à vida de forma desconhecida, levanta-se lentamente de sua cova rasa na terra. Seu rosto coberto de carne podre e vermes, saindo das órbitas vazias dos olhos, brilha à luz do sol, como se aquele fosse um momento belíssimo de renascer... E então, o zumbi recém-ressuscitado se atira para a frente, abocanhando violentamente a garganta da bela Auretta Gay, fazendo jorrar um rio de sangue da ferida.

A cena acima poderia muito bem estar em um filme de George A. Romero, o conhecido criador da mais perfeita trilogia sobre mortos-vivos já vista no cinema, iniciada em A NOITE DOS MORTOS-VIVOS, de 1968, continuada em ZOMBIE - O DESPERTAR DOS MORTOS, de 1978, e finalizada com DIA DOS MORTOS, de 1985. Poderia... mas não está! Os clássicos de Romero têm cemitérios, mas nunca mostraram um cadáver levantando-se do túmulo, ainda mais um cadáver putrefato, apodrecido, coberto de vermes, comprovando que a morte não é nem um pouco bonita. Devemos esta visão chocante a um italiano que tinha sido estudante de Medicina, mas preferiu fazer cinema. Seu nome: Lucio Fulci.

Chama-se ZOMBIE a obra-prima de Fulci, filmada e lançada em 1979, e que por décadas foi considerada apenas uma imitação barata do DESPERTAR DOS MORTOS de Romero, sendo injustamente relegada a um segundo plano. Mais recentemente, adquiriu um status cult e hoje já tem seu lugar garantido entre os grandes clássicos do cinema de horror - embora a crítica continue sentando o pau no filme. A obra de Fulci sofreu, também, com a picaretagem dos produtores, que lançaram a fita na Itália como ZOMBI 2 (porque O DESPERTAR DOS MORTOS, de Romero, havia sido batizado ZOMBI na Itália). Isso deu origem a uma verdadeira dança dos títulos: o filme de Fulci passou a ter um nome diferente em cada país onde era lançado, de ZOMBIE e ZOMBI 2, a ZUMBI 2 (no Brasil) até ZOMBIE FLESH EATERS (na Inglaterra).

O filme de Fulci é revolucionário para o subgênero "mortos-vivos" porque, até então, a maioria dos filmes de zumbis representava as criaturas como seres humanos normais, que andavam lentamente ou cambaleando, com os braços estendidos (tipo sonâmbulos) e os rostos pintados de branco, azul ou verde. Foi Fulci que lançou a moda dos mortos-vivos decrépitos e apodrecidos, transformados em monstros putrefatos pela ação do tempo, alguns mais decompostos do que os outros, inclusive aqueles que são verdadeiras caveiras cobertos de vermes. ZOMBIE fez escola e, a partir daí, a maquiagem dos zumbis nos filmes de horror ganhou atenção especial, fazendo até Romero "copiar" o novo estilo no posterior DIA DOS MORTOS, onde, pela primeira vez na trilogia americana, vemos zumbis putrefatos, como os do filme de Fulci.

Trailer do Filme

Download do Filme


Título Original: Zombie
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 91 min
Ano de Lançamento: 1979
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 306 mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário