quinta-feira, 23 de abril de 2009

Kung-Fu Panda (Kung-Fu Panda)


Destacar-se no meio da animacão nos dias de hoje não é tarefa fácil. Em um meio amplamente dominado pela Pixar e suas obras-primas, e historicamente pela Disney, a Dreamworks vem conquistando seu espaco. Fato simbolizado hoje pelo enorme sucesso da franquia Shrek e sua "travessura" ao ganhar o primeiro Oscar para longa-metragem de animacão. Feito histórico e, de certa forma, irônico, devido ao fato de Shrek ser basicamente uma paródia de tudo aquilo que a Disney construiu em quase um século de história e soberania na categoria. O currículo recente da Dreamworks é invejável, e Kung-Fu Panda não é exceção.

Excluídas sessões de filmes Pixar, confesso que vou meio cético assitir a animacões, mas Kung-Fu Panda constituiu uma grata surpresa no verão americano. Com um excelente elenco de dubladores e uma bela animacão, a Dreamworks novamente fez o dever-de-casa.

O roteiro é muito bem desenvolvido e cumpre o que promete. Consegue agradar pessoas de todas as idades com a clássica premissa da "superacão", porém sem cair nos clichês comuns ao gênero. A trama torna-se previsível em certas partes e a grande "revelacão final" torna-se, de certa forma, piegas. Entretanto, algumas sequencias são hilárias e merecem o destaque por enquadrarem-se em um humor mais moderno, ácido. O importante é que Kung-Fu Panda tenta ser um bom "longa-metragem", ao invés de cair no antigo pensamento de ser uma boa "animação".

Visualmente falando, o filme é excepcional. Utiliza uma influencia oriental, com cenas evocando pinturas tradicionais japonesas (me lembrou muito o game Okami). Uma iniciativa experimental de certa forma, porém que agrada muito aos olhos. A animação em si é excelente e os pêlos no corpo de Po impressionam. Muito bem realizado. Um destaque para as cenas de luta, que estão excepcionais. Qualquer um que tenha crescido com animês, com certeza lembrará de Dragon Ball, Naruto e afins. Todas são muito bem executadas e empolgam em diversas partes do longa (a luta na ponte é sensacional e merece mencão especial).

O elenco de dubladores é muito bom. Dustin Hoffman convence, e muito, como o mestre Shifu. Todos parecem estar muito bem em seus devidos papéis. Entretanto, uma ressalva deve ser feita: Jack Black não é Po. Seth Rogen é Po. O jeito "gordinho meigo serelepe" tem Seth Rogen escrito da cabeca aos pés. O filme inteiro, tive a impressão de que havia algo errado com a voz do protagonista e a presenca de Seth Rogen como Mantis parecia um erro absurdo de casting. Jack Black e suas "estripulias vocais" definitvamente não combinaram com o adorável panda - e Seth Rogen parece sub-aproveitado em seu personagem.

Kung-Fu Panda é mais um "filme para toda a família", que cumpre exatamente o que promete: duas horas de despreocupacão e diversão. Não estamos diante de um novo Shrek e seu humor irreverente, ou de um Wall-E e toda sua excelência e profundidade dramática, mas, mesmo assim, um ótimo filme. Bom saber que as animacões consideradas "medianas" não são mais Titan A.E.'s da vida. Mais uma prova de que vivemos novos tempos no ramo da animacão.

Trailer do Filme

Título Original: Kung Fu Panda
Tamanho: 749 MB
Formato: AVI - DVDRip
Áudio: Inglês
Legenda:Português
Gênero: Animação
Ano de Lançamento: 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário