terça-feira, 28 de abril de 2009

Borat


Vamos aos fatos: Borat Sagdieyv é um personagem criado pelo humorista inglês Sacha Baron Cohen, bastante conhecido da TV britânica. Trata-se de um repórter fictício, machista, anti-semita e politicamente incorreto, que trabalha numa suposta emissora de TV do Cazaquistão. O sucesso deste personagem nas emissoras inglesas motivou um grupo de produtores a levantar algo em torno de U$ 18 milhões para que Borat pudesse estrear nos cinemas. Foi realizado, então, um filme simples, com jeitão amadoresco, no qual o tal repórter sai pelos Estados Unidos entrevistando variados grupos de pessoas, perguntando sobre os hábitos, costumes e pensamentos do povo norte-americano. Fingindo ingenuidade, desconhecimento do idioma e de noções básicas de civilidade, Borat acaba chocando e escandalizando os americanos conservadores, com suas perguntas e posturas inadequadas.

Genial desde sua campanha de marketing (Sacha Baron Cohen fez todas as entrevistas de divulgação do filme caracterizado como o personagem), Borat é um filme como há muito não se via. Além de absurdamente engraçada, a produção esquece todo e qualquer limite do bom senso, entregando um humor subversivo, até escatológico, e ácido ao extremo. Sim, como se não bastasse trazer problemas ao maxilar dos espectadores por causa das risadas, Borat ainda encontra espaço para criticar de maneira magistral a sociedade americana, escancarando suas feridas.

Construído na forma de mockumentary (ou seja, um falso documentário aos moldes de Zelig e Isto é Spinal Tap), Borat mistura ficção e realidade com resultados praticamente perfeitos. O grande trunfo do filme é o fato de Cohen abordar pessoas que realmente acreditam estar falando com um repórter estrangeiro. Assim, o ator utiliza sua incrível capacidade de improviso para arrancar as reações mais apavoradas, e engraçadas , das pessoas diante das excentricidades de Borat.

Diversas cenas do filme já nascem antológicas, dignas de entrar para o qualquer lista de momentos mais engraçados do cinema. A mais óbvia é, sem sombra de dúvidas, a briga de Borat com seu produtor. Não vou falar mais para não estragar a surpresa, mas não me recordo de jamais ter dado tanta risada no cinema. Cenas como o jantar com os ricaços, o quarto/elevador e a galinha no metrô são outros exemplos de momentos hilários em Borat.

Com louvável coragem e admirável cara-de-pau (o que ele faz com Pamela Anderson é quase inacreditável), Sacha Baron Cohen criou uma das maiores surpresas dos últimos anos no cinema americano. Politicamente incorretíssimo, o imenso sucesso de Borat ainda comprova que o público está cansado de moralismo idiota. Borat é, simplesmente, o trabalho de um gênio da comédia, um filme capaz de fazer rir como poucos sem deixar o cérebro de lado. Simplesmente imperdível.

Trailer do Filme

Download do Filme - parte 1
Download do Filme - parte 2

Título Original: Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 84 min
Ano de Lançamento: 2006
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb (RAR)
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 300 mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário