domingo, 26 de abril de 2009

Sexta-Feira 13


Os anos 80 estão de volta não somente na música ou na moda (duvidosa), mas também no cinema com o retorno dos serial killers que fizeram a cabeça da garotada há quase 30 anos. Depois de Michael Myers em Halloween de Rob Zombie (2007), lamentavelmente inédito no circuito comercial brasileiro , Jason Voorhees volta com sua máscara de hóquei e facão em Sexta-Feira 13.

Sob a direção do alemão Marcus Nispel (diretor do remake de O Massacre da Serra Elétrica, de 2003), não se trata da refilmagem do longa original, lançado em 1980; também não é uma continuação, mas sim o possível início de uma nova franquia, de olho nos espectadores que eram jovens demais para acompanhar a original desde o princípio.

Sexta-Feira 13 tem início no final do longa de 1980. A trama é retomada nos dias atuais, quando (claro) um grupo de jovens resolve acampar nas imediações do acampamento Crystal Lake, onde começou a saga de Jason (Derek Mears). Lá, eles encontram o assassino, o que dá início a uma nova série de matanças comandada pelo personagem.

Diferentemente do longa original, agora Jason é o único responsável pelos crimes cometidos. Mostrar rapidamente a origem do personagem e de sua fúria é uma de algumas das decisões acertadas tomadas pelos roteiristas Damian Shannon e Mark Swift (Freddy vs. Jason), dando a real oportunidade para que num novo público possa acompanhar essa nova franquia protagonizada pelo vilão, ao mesmo tempo em que mantém viva a motivação que sempre conduziu Jason em suas matanças. Aliás, a essência do personagem é mantida em Sexta-Feira 13. Ele continua sendo moralista: esfaqueia sem dó os personagens que bebem, transam ou usam drogas. Vale citar que as cenas de sexo são bem ousadas neste terror. Seria uma nova forma de se filmar o gênero? Talvez, já que o fato deve atrair mais espectadores aos cinemas.

Para os fãs da saga original, Sexta-Feira 13 mantém com fidelidade os elementos que fizeram a fama do assassino no cinema. Protagonizado por Jared Padalecki e Amanda Righetti, das séries Supernatural e The Mentalist, respectivamente, tem elementos capazes de levar novos espectadores aos cinemas. A trama não deixa de ser previsível, desenvolvida em cima dos clichês já eternizados pelos filmes do gênero. Mas não são novidades que o espectador espera, mas sim uma sequencia de mortes sanguinárias capitaneadas pelo assassino da máscara de hóquei e isso está garantido neste seu retorno às telas.

Trailer do Filme

Download do Filme

Tamanho: 394MB
Gênero: Terror
Qualidade: DVDrip
Audio: Inglês
Legenda: Português
Ano de Lançamento: 2009

4 comentários: