quarta-feira, 3 de junho de 2009

Kids


Filmes sobre adolescentes não são coisa nova. Este “Kids” de 1995 é um exemplo de filme sobre adolescentes que, muitos que eram adolescentes na época se lembram bem e ainda guardam algum aprendizado dele. E não é para menos.

Escrito por Harmony Korine com base em argumento de Larry Clark e Jim Lewis, “Kids” contou com um elenco de desconhecidos. Os 91 minutos montados pelo talentoso Christopher Tellefsen têm a fotografia seca de Eric Alan Edwards e mostram Telly (Leo Fitzpatrick), um adolescente que transa apenas com virgens e o máximo delas que conseguir, usando a desculpa que, com isso ele não será infectado com AIDS. Porém, o que Telly não sabe é que ele mesmo é portador de HIV, contribuindo grandemente para espalhar a doença. Jennie (Chloe Sevigny), uma das suas conquistas, descobre que é soropositivo e atravessa a cidade numa tentativa desesperada para avisá-lo desse fato.

Larry Clark (19/01/1943, Tulsa, Oklahoma) já era um conhecido fotógrafo quando estreou nos cinemas com "Kids"; de cara já realizando um dos mais importantes filmes de 1995. Tal importância se deve, em grande parte, pela polêmica que gerou ao mostrar de forma quase documental 24 horas na vida de um grupo de adolescentes nos subúrbios de Nova York. Esse é o prazo em que Telly tem sua última relação e já sai na cata de outra com uma garota em mira, sendo que o filme tem o seu final quando Jennie não consegue avisar Telly a tempo antes de ele ir para a cama com mais uma virgem.

“Kids” foi muito comentado na época de seu lançamento, tanto por ser o primeiro trabalho do diretor como pelo assunto polêmico. No entanto o que temos aqui é mais barulho do que substância. As experiências dos jovens com relação ao sexo e às drogas deixam claro que eles estão sem orientação e não têm valores definidos, parecendo que estão apenas gastando o tempo. Em um momento os jovens espancam brutalmente um outro que não pertence ao grupo. Essa e outras situações mostram que, embora sem orientação, os jovens não se parecem tão inocentes.

Uma frase usada para promover o longa foi: "Um alerta para o mundo". Assistindo ao filme se percebe que esta frase é bem sensacionalista. Jovens que bebem, se drogam e fazem sexo (infelizmente) já existiam antes, e (infelizmente) ainda estão em nosso meio. Isso não é nenhuma novidade.

Leo Fitzpatrick (10/08/1978, Orange, New Jersey) é o anti-herói do roteiro, porém, é incrível como seu personagem não consegue empatia do público. E Leo não teve participação notável em nenhum outro filme famoso após ter trabalhado em “Kids”.

Leo é estreante em longas, e Chloe Sevigny (18/11/1974, Darien, Connecticut) e Rosário Dawson (09/05/1979, New York) também. Note que os três eram bem jovens na época, o que deve ter ajudado em como eles viveram seus personagens. O que não chega a ser grande coisa, talvez pela direção ter se preocupado mais com a estética que com o elenco. Daí surgindo um filme cru, mas não fenonemal.

Para uma estréia na direção Clark não mostra muita vitalidade e a pouca que tem ainda foi perdendo (em vez de ganhar mais) com o tempo. Sua escolha pela maneira quase documental de conduzir a trama (usando handycams nas filmagens) não chega a surpreender, embora dê a impressão de uma filmagem nervosa. Ainda assim, Larry Clark realiza aqui um trabalho realista e duríssimo, não aconselhado a todos os públicos (alguns não gostarão [e com razão] de como o filme é realizado).

“Kids” estreou nos EUA em 21/07/1995 (após ter passado em Cannes no mesmo ano). O orçamento da produção foi de apenas US$ 1,5 milhões tendo o filme passado em um máximo de 187 salas, a arrecadação americana foi de US$ 7,412,216. “Kids” faturou o Independent Spirit Awards de Melhor Revelação (Justin Pierce), e teve outras três indicações: Melhor Atriz Coadjuvante (Chloë Sevigny), Melhor Roteiro e Melhor Primeiro Trabalho.

Trailer do Filme

Download do Filme - parte 1
Download do Filme - parte 2

Título Original: Kids
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 96 min
Ano de Lançamento: 1995
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb (RAR)
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 301 mb

2 comentários: