sexta-feira, 5 de junho de 2009

O Procurado(Wanted)


Dizer que O Procurado é baseado na minissérie escrita por Mark MIllar e desenhada por J.G. Jones é quase um exagero. O filme dirigido pelo russo Timur Bekmambetov (da bem-sucedida trilogia iniciada com Guardiões da Noite) compartilha apenas a premissa inicial com a história em quadrinhos, que mostrava um jovem fracassado descobrindo que seu pai – que nunca conheceu – é um grande supervilão que acaba de ser morto e que, agora, deverá ocupar seu lugar.

Na versão para os cinemas saem os vilões uniformizados e entra uma sociedade secreta de assassinos que, aparentemente, mata pessoas em nome de um bem maior, para manter o mundo um lugar seguro. O mais novo membro da organização é o jovem Wesley (James McAvoy, de O Último Rei da Escócia), que é contatado pela impressionante Fox (Angelina Jolie) e inicia a árdua jornada para suceder o pai na organização dirigida pelo simpático Sloan (Morgan Freeman, em seu segundo filme de quadrinhos no ano) e cujos membros incluem sujeitos tão diferentes quanto o Consertador (Marc Warren, do seriado inglês O Golpe) e o Armeiro (o rapper Common, que quase foi o Lanterna Verde no filme da Liga da Justiça).

A brincadeira do filme é mostrar como Wesley, um sujeito abusado por todos e que vive pedindo desculpas por tudo que faz – mesmo quando não há motivo -, torna-se um perigoso assassino, capaz de curvar a trajetória de balas e de outros feitos incríveis que parecem saídos diretamente de Matrix. Mas o filme é pouco mais do que isso.

Acompanhamos todo o treinamento de Wesley: sessões de aprendizado nas quais só apanha, sessões com facas nas quais acaba cortado e ferido, aulas sobre como melhor usar armas em geral e como não ter sentimentos na hora de matar uma de suas vítimas (escolhidas por um complicado sistema de tear que envia mensagens criptografadas – não pergunte!). Tem peso na trama também a procura de Wesley por Cross (o alemão Thomas Kretschmann, de U-571), o assassino de seu pai, que acaba envolvendo também o armeiro Pekwarsky (feito por Terence Stamp, o General Zod de Superman e Superman II). Essa caçada acaba resultando numa das seqüências mais impressionantes do filme, quando Fox e Wesley enfrentam Cross dentro e fora de um trem que atravessa a Europa.

Então, caso não tenha ficado claro, o filme é pouco mais do que o treinamento de Wesley em meio a criativas cenas de lutas e tiroteios… E isso, na verdade, não é um defeito. O tom meio anárquico do filme, não se levando 100% a sério o tempo todo (com balas que fazem curva, nem daria pra ser diferente), o torna, em vários momentos, uma comédia de humor negro. Há algumas reviravoltas interessantes na trama próximo ao climax e o último tiroteio é bastante divertido, apesar dos exageros. Provavelmente o melhor do cinema em anos e capaz de deixar John Woo orgulhoso.

No final das contas, O Procurado acaba sendo uma fábula dos dias modernos, a história de um cara que descobre que a melhor maneira de dar o troco em todos que o fazem de gato e sapato é, simplesmente, meter balas e socos pra todo lado. E, nisso, acaba sendo superior à série em quadrinhos – que na verdade tem um final bem ruim. Falando nisso, vamos ver se você presta atenção o bastante para achar a referência que o filme faz a Millar e Jones, pouco antes do filme terminar.

Com um orçamento de 75 milhões de dólares (embora pareça mais: congratulações ao diretor), o filme fez uma boa carreira nas bilheterias, arrecadando mais de 250 milhões até agora, o que já levou a Universal a encomendar uma continuação para as aventuras de Wesley. E tomara que venha mesmo!

Trailer do Filme

Download do Filme


Nome Original: Wanted
Formato: RMVB
Tamanho: 525 Mb
Áudio: Ingles
Legendado: Portugues
Qualidade: DVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário