segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sexta-Feira 13, Parte 8 - Jason Ataca Nova York


É difícil saber por onde começar a criticar este filme, porque ele é RUIM demais. Pior: é um dos maiores casos de propaganda enganosa de todos os tempos. O subtítulo "Jason Takes Manhattan", ou "Jason Ataca em Nova York", não se justifica: apenas a meia hora final do filme se passa na Big Apple, e mesmo assim Jason parece perdido na cidade grande, preferindo caçar uma meia dúzia de jovens que corre de um lado para o outro ao invés de atacar os alucinados moradores da metrópole.Até lembro das minhas esperanças de jovem fã da série quando vi o trailer deste filme, há muito tempo... Mostrava o vulto de Jason de costas, de forma que não fosse possível identificá-lo, enquanto Frank Sinatra cantava sua tradicional "New York, New York".

Logo Jason se vira e o subtítulo explode na tela: "Jason Takes Manhattan" !!! Imaginei mil e um roteiros para um filme com um título desses. Um assassino sobrenatural atacando em uma cidade grande não é material para um bom filme ??? Pois vejamos: os assassinos seriais do cinema parecem preferir cidades pequenas. Michael Myers, da série "Halloween", nunca saiu da pequena Haddonfield; Jason também preferia Crystal Lake/Forrest Green até esta improvável seqüência... Passando do Leatherface, de "O Massacre da Serra Elétrica", por Norman Bates, de "Psicose", até os assassinos da série "Pânico", não me lembro de qualquer um deles atacando na cidade grande.

Pensei ver Jason em confronto com policiais, com pessoas da cidade grande que já têm tanta coisa para temer ALÉM de um assassino imortal, como a alta criminalidade, a poluição e muitos outros problemas. Imaginei perseguições de carro, saudáveis brincadeiras com o dia-a-dia de uma cidade grande...Longe de tudo isso, esta Parte 8 tem um roteiro tão óbvio que dá pena. Não tem jeito de ver o filme sem apelar para o "Fast Forward" do controle remoto.Ele começa com uma ressurreição grotesca de Jason, que apodrecia no fundo do lago desde o final da Parte 7. Um barco passeia por ali e sua âncora detona um cabo de energia elétrica - novamente, é a eletricidade que traz o assassino de volta à vida.

Depois de aniquilar o casal no barco com a habilidade de praxe, ele entra de penetra em uma embarcação maior, o Lazarus, que está levando uma turma de estudantes para excursão em Nova York. Por que Jason fez isso, ao invés de caminhar de volta para Crystal Lake e procurar algumas vítimas fresquinhas, não me perguntem...O Lazarus está cheio de adolescentes com os hormônios descontrolados. Os primeiros 60 minutos do filme são aquele festival de obviedade que se pode esperar de um "Sexta-feira 13": Jason vai matando um a um os pobres jovens. Como cada um aparece muito pouco, a gente nem se lembra dos seus nomes, quanto mais pode simpatizar com eles - acaba mesmo é torcendo para que Jason mate todos.E como são descuidados e ingênuos... Uma guitarrista desce até a escura sala de máquinas só para tocar guitarra. Pois é com o próprio instrumento musical que Jason parte seu crânio. Depois, um amiguinho dela desce até a escura sala de máquinas para procurá-la. Perde os óculos, não enxerga nada, e vira presa fácil de Jason.Aqui o assassino mascarado ganha pela primeira vez o status de vilão sobrenatural. Tal qual um fantasma, aparece em todos os lugares. Exemplo ? Uma das vítimas corre de Jason e sobe as escadas de um prédio. Chegando no segundo andar - surpresa ! -, Jason já está lá.Segundo um livro americano editado pela revista "Fangoria", que comprei nos EUA, várias mortes foram censuradas. Uma delas é a de um jovem boxeador que é eliminado por Jason na sauna - tem uma pedra incandescente enterrada no peito. No original, ele teria os olhos perfurados com dardos. Não sei que diferença fez esta cena para terem trocado. Morte por morte...

Os efeitos especiais são os mais fracos desde a Parte 2 da série... Quando Jason espeta alguém com objetos pontiguados, mostra-se um close da área atingida; qualquer um percebe a trucagem, que não há uma pessoa por baixo da roupa, e sim um balde de sangue que jorrará assim que o tecido for furado. Fica muito mal-feito e parece uma produção primária de estudantes de cinema. Em outra cena, Jason arranca as tripas de um incauto jovem: são mangueiras de borracha, que o pessoal dos efeitos especiais nem teve o trabalho de sujar com sangue cenográfico.A maior parte do filme e das mortes se passa no barco, em meio a uma tempestade. Logo, os poucos sobreviventes chegam a Manhattan e são obsessivamente perseguidos por Jason. Aí entra o maior furo de todos os tempos.

Em determinado momento, alguém diz a frase máxima da burrice em um filme de horror: "Vamos nos separar !". Aí, mais alguns morrem. No barco, um lugar fechado, até entendo que Jason conseguisse matar todo mundo, mas como, diabos, os jovens não conseguem fugir e se esconder em uma cidade grande, como Nova York, misturando-se às milhares de pessoas que ali vivem ?A meia hora final na cidade é um engodo, pois se passa em becos escuros que poderiam ter sido filmados em qualquer lugar, até aqui na minha cidade. Não seria legal mostrar uma cena com Jason perseguindo os jovens na Estátua da Liberdade, por exemplo ? Ou a garotada deixando o assassino para trás de táxi, ou qualquer coisa nesse sentido ? O final não passa de um corre-corre infantil pelas ruas, no metrô e até em uma galeria de esgoto. Se era para mostrar só isso, podiam ter ficado tranqüilamente em Crystal Lake...Nunca me esqueço da decepção que tive ao ver esta Parte 8 pela primeira vez. Apesar do roteiro (do próprio diretor, Rob Hedden) ser muito fraco e desperdiçar uma excelente idéia - e até mesmo o cenário do navio, que podia render cenas claustrofóbicas em lugares cada vez mais fechados, como no primeiro "Halloween" -, o final traz realmente uma das melhores mortes de Jason. Poderia ter sido a definitiva, mas o dinheiro sempre fala mais alto, e logo Jason estaria voltando a Crystal Lake para a ridícula Parte 9, falsamente intitulada "A Última Sexta-feira 13" - nem o "Capítulo Final" foi o último MESMO.

Trailer do Filme

Download do Filme - parte 1

Download do Filme - parte 2

Título Original: Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 100 min
Ano de Lançamento: 1989
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb (RAR)
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 287 mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário