sexta-feira, 19 de junho de 2009

Street Fighter, A Lenda de Chun-li


Em 1987 foi criado um videojogo (Street Fighter) para a Nintendo através do estúdio Capcom, o jogo derivava de confrontos de luta de rua em versão árcade, apesar de tudo não foi um sucesso, tendo sido esquecido e catalogado como versão Beta. Foi em 1991 que surgiu o estrondoso êxito de Street Fighter II, a sequela que inovou nos seus princípios de jogabilidade. Ao invés do jogador confrontar exclusivamente o PC, disponha da opção de enfrentar um segundo jogador e escolher diversos personagens, todas elas com habilidades especiais e diferentes, o contrário da limitação de um. Tal videojogo foi um fenómeno, sempre presente em quase todas as casas de jogos. A fasquia iniciou e um legado o transportou para inúmeros videojogos de tamanho sucesso em que a jogabilidade era baseada. Em suma, Street Fighter foi o pioneiro do estilo “VS”.

Em 1994, houve quem tivesse a “rica” ideia de adapta-lo, para mais tendo em conta que o jogo não possuía qualquer história consistente, o filme resultou num fiasco em todo os sentidos. Street Fighter realizado por Steven E. de Souza, contou com Jean-Claude Van Damme no principal papel e Raul Julia (como sua ultima aparição) como o temido vilão Mr.Bison, a acompanhar isso temos uma exaustiva colectânea de personagens, um argumento pior que a do videojogo e todo o tipo de situações que funcionam como uma paródia aos filmes de artes marciais. Contudo esta nova versão, meramente destacado a uma personagem, neste caso a belíssima e mortal Chun Li, nada tem relacionado com a “salganhada” de 1994, sendo um reboot do videojogo. O realizador é Andrzej Bartkowiak, a sua escolha para este projecto derivou do seu talento para filmar as sequências de combate com artes marciais, sendo a reconciliação de um dos pontos onde o primeiro errou, a acção, e nesta versão acertou o alvo. O autor de Romeu Must Die e Cradle 2 The Grave (ambos protagonizados por Jet Li) revitaliza o franchising com um elenco mais variado a seu dispor.

Para o papel da bela Chun Li, a escolhida foi Kristin Kreuk (Smallville) que exibe boa preparação física para o personagem. O escolhido para interpretar o papel de Raul Julia, Mr. Bison, é Neal McDonough, que vimos mais recentemente como o psicopata que queria tramar Al Pacino em 88 Minutes. Outros personagens conhecidos do universo de Street Fighter a receber vida nesta obra é Balrog, o popular pugilista que é convertido num assassino, o actor que o desempenha é Michael Clarke Duncan (Green Mile), Vega, o hispânico munido de um garra e mascara é encarnado por Taboo, conhecido no mundo da música como um dos elementos dos Black Eyed Peas, temos Chris Klein como Nash e por fim Robin Shou é Gen, o mestre de Chun Li.

A acção decorre em Banguecoque, com o crime organizado como pretexto para uma abordagem mais séria da trama, o problema é que não se esperava uma grande obra de culto, mas esqueceram-se de que Bartkowiak é um realizador de sequencias de acção e no refere a transmitir emoções, duas uma, ou cai com facilidade do bacocismo ou expressa de forma vazia e linear. O argumento também não ajuda nada, parecendo que só escreveram até meio filme, a partir daí é acção sem nexo, vistosa (pois claro!), sem qualquer apoio á historia, tudo cede numa inverosimilhança ou explicações ainda menos credíveis que a da antiga versão de Street Fighter. Enquanto o filme de Steven E. de Souza tem boas doses de comédia que ajudam na difícil digestão, esta nova versão é levada a sério até ao extremo e a sua tentativa de revolucionar os populares personagens do videojogo é convertido numa “brincadeira” com bonecos e meia dúzia de inexplicáveis soluções que dão significado de longa-metragem. E como estamos num filme de azares, as interpretações variam entre o vazio, o facilitismo emocional, o automático e até o “esquisito” (Chris Klein), mesmo Michael Clarke Duncan surpreende pela negativa. Street Fighter – The Legendo of Chun Li tinha tudo para superar o seu antecessor, mas ficou-se pelo mesmo degrau e pessoalmente diverti-me mais com a versão de 1994 do que este pretensioso conjunto de artes marciais. Para os fãs do jogo fica-se apenas numa serie Z que fazia melhor figura ser lançado directamente para videoclube, e Chun Li parece ter genes de Steven Seagal, é boa demais para “levar tareia”, o caso mais gritante foi a decepção do promissor embate entre a heroína e Vega, uma das lutas mais icónicas do universo Street Fighter.

Trailer do Filme

Download do Filme


Título Original: Street Fighter: The Legend of Chun-Li
Gênero: Ação
Tempo de Duração:
Ano de Lançamento: 2009
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 362 mb
Servidor: Megaupload

Nenhum comentário:

Postar um comentário