quinta-feira, 4 de junho de 2009

Rede de Mentiras


Os tempos não são de heróis íntegros. Com um início de século 21 marcado pelo ataque às Torres Gêmeas, invasão ao Iraque, ataques terroristas em Madrid, morte de brasileiro pela polícia britânica, o espaço para personagens de caráter íntegro está reduzido. A figura do salvador encarnado por Rambo na década de 80 está mais sombria como no recente Batman – O Cavaleiro das Trevas.

Rede de Mentiras, novo filme de Ridley Scott (O Gângster), se insere nesse contexto. Ainda que trabalhando com o bem (EUA) e o mal (terroristas), o longa apresenta um tabuleiro mais complexo. E ainda bate em uma tecla já conhecida desde que o erro chamado Guerra do Iraque foi exposto: arrogância e sentimento de superioridade levam à derrota.

O cenário é de guerra. Quem comanda as operações da CIA é Edward Hoffman (Russell Crowe), um homem de meia idade, classe média e chefe de família bonachão que ainda não se acostumou à função de pai. Quem executa as operações é Roger Ferris (Leonardo DiCaprio), jovem agente americano astuto, que fala árabe e inserido no costume de alguns países do Oriente Médio.

O burocrata do escritório e o homem da ação, durante toda a trama do filme, têm visões diferentes sobre o mesmo objetivo: capturar Al-Saleem (Alon Aboutbol), líder fundamentalista de uma célula terrorista. Hoffman, apressado e arrogante, representa a crítica aos agentes americanos que não dão a mínima para o Oriente Médio. Ferris, que vive o cotidiano de assassinatos e risco de morte, é o esforço constante de mostrar que os métodos são outros.

Russel Crowe está seguro na interpretação do “homem que manda” – voz calma e movimentos corporais suaves, típicos de um personagem frio. No lado oposto, DiCaprio exagera nos trejeitos do “homem que resolve”, reforçando as composições mais simplistas de um personagem policial.

Ridley Scott aposta na ação e nas conexões criadas pelo roteiro de William Monahan (Os Infiltrados). Se em seu filme anterior, O Gângster, Scott explorou o duelo particular de Frank Lucas (Denzel Washington) e Richard Roberts (Russel Crowe), tendo a corrupção como pano de fundo, em Rede de Mentiras, todos os personagens envolvidos na busca de informações que levem ao líder ocupam ora o posto de aliado, ora de inimigo, construindo uma complexa rede de dúvidas, desconfiança e deixando uma lição para a relação dos EUA com o Oriente Médio.

Para quem está minimamente informado e consegue juntar “A” com “B”, nenhuma novidade o desastre da atuação norte-americana. Scott é eficiente ao trabalhar com cenas de ação em Rede de Mentiras, mas para os órfãos de Blade Runner, ainda resta uma saudade do passo à frente do caçador de andróides.

Trailer do Filme

Download do Filme


Nome Original: Body of Lies
Lançamento: 2008
Gênero: Drama
Formato: RMVB
Duração: 128 minutos
Tamanho: 418 Mb
Áudio: Ingles
Legendado: Portugues
Qualidade: DVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário