domingo, 7 de junho de 2009

Sexta-Feira 13, Parte 3


Com este "Sexta-feira 13 - Parte 3", o nível começa a baixar violentamente. O filme segue o esquema de continuação ao começar mostrando os minutos finais da Parte 2. Logo, o espectador fica sabendo que a "história" (ou será falta de...) acontece no dia seguinte à matança perpetrada por Jason em "Sexta-feira 13 - Parte 2".

Apesar do diretor ser o mesmo Steve Miner da Parte 2, os rombos na lógica são inexplicáveis. O grupo de jovens burros do filme vai passar um fim de semana em uma casa bem pertinho de Crystal Lake sem nem ao menos tomar conhecimento de que uma dúzia de outros jovens foram mortos na região no dia anterior.Pior: Jason, mostrado antes como um demente cabeludo e barbudo, aqui aparece, da noite para o dia, sem cabelo e sem barba, em uma calvície completamente relâmpago - eu não imagino um cara como ele, coberto de sangue pelas facadas que levou, indo ao barbeiro fazer barba, cabelo e bigode.

Outra coisa inexplicável é que a vingança de Jason poderia ter acabado perfeitamente na Parte 2. Afinal, ele eliminou a moça que tinha decapitado sua mãe e também alguns jovens que ousaram invadir seu território. Então, qual o motivo para continuar? Já não tinha derramado sangue demais ? Por que não descansar, assistir TV, dedicar-se a outro passatempo ?

Enfim, ele começa o filme com roupa diferente da usada na Parte 2, estripando um casal dono de um armazém - sem motivo algum, diga-se. Há uma série de cenas sem razão de existir, enxertadas no roteiro apenas porque o filme foi exibido em terceira dimensão nos cinemas, como um iôiô jogado bem contra a câmera e pipocas que pulam da panela também na direção da lente da câmera.

Quando os jovens personagens chegam na casa, a matança começa cedo. Novamente, todos eles são esteriotipados. Tem o gordo feio no estilo "ninguém me ama, ninguém me quer", que só faz brincadeiras bobas e, quando a coisa pega de verdade, ninguém acredita nele. É deste gordo que Jason rouba a máscara de hóquei que passa a usar. Tem um casal de maconheiros que entra no filme mudo e sai calado, só fumam maconha, morrem, e nada mais (grande participação). Também tem, como é de praxe, o casal que passa o filme transando. E, claro, a heroína boazinha que não sabe se fica ou não com o rapaz bonitão.

Inexplicavelmente, no meio de tudo isso o roteirista ainda consegue colocar uma gangue de motoqueiros que também entra em cena só para morrer nas mãos de Jason. Tudo que acontece no filme é uma desculpa para os personagens morrerem violentamente. A dose é um pouco maior do que a mostrada nos filmes anteriores, com olhos furados a flechadas e uma cabeça esmagada. Esta cena deve ter ficado legal no cinema, em terceira dimensão, pois um dos olhos salta do crânio em direção à câmera.

Este também é o filme em que Jason veste pela primeira vez sua famosa máscara de hóquei, que sem dúvida trouxe uma marca própria ao assassino e deu mais personalidade a ele. Sem ela, provavelmente ele não seria o ícone do gênero que é hoje em dia.

Os diálogos são muito ridículos e característicos. O casal que só transa passa o filme falando em sexo. O gordo chato passa o filme dando em cima de uma coleguinha, e quando é reprimido, começa o papo "ninguém me ama, ninguém me quer, só porque eu sou gordo, etc etc".

Resumindo, há muito pouco para ver além da sangreira das cenas de morte. De cara já é possível adivinhar quem morre e quem vive. Como não há grandes histórias, a morte dos personagens não causa maior comoção - não tem como simpatizar com gente tão ignorante e sem graça. Há até um autoplágio na cena em que a moça na rede tem o pescoço atravessado por um facão: Kevin Bacon morreu de forma semelhante no primeiro filme da série. Até o final, pasmem, é chupado da Parte 1, com a única sobrevivente no lago e um cadáver pulando da água para agarrá-la.

Steve Miner pisou feio na bola. Há pouca ou nenhuma lógica no que acontece, e um pouco de história ao invés de morte por morte não faria mal a ninguém. Mas, aparentemente, o único objetivo desta continuação era ganhar alguma grana. Devem ter conseguido seu intuito.

Trailer do Filme

Download do Filme

Título Original: Friday the 13th Part 3
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 96 min
Ano de Lançamento: 1982
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 264 mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário