terça-feira, 26 de maio de 2009

A Casa do Espanto(House)


Essa produção, de 1986, é tão esquisita que continua até hoje dividindo opiniões. Alguns consideram o filme muito bom. Outros, porém, vêem neste “A Casa do Espanto” uma verdadeira bomba. Incrivelmente, o filme parece ser as duas coisas ao mesmo tempo. E pior do que isso, parece ter sido feito justamente com a intenção de ser assim. Senão, vejamos : já nos créditos iniciais, ficamos sabendo que o filme foi feito pelos mesmos caras que alavancaram a série “Sexta-feira 13”. O diretor é Steve Miner (que dirigiu as Partes 2 e 3 de Sexta-feira 13), o produtor é Sean Cunningham (que dirigiu o primeiro filme da franquia), a música é de autoria de Harry Manfredini (que trabalhou em vários filmes da série, e compôs o famoso “tchi, tchi, tchi, ah, ah, ah, ...”), e o dublê Kane Hodder, que mais tarde ficaria famoso interpretando Jason nos filmes da Parte 7 em diante, aparece aqui sob a maquiagem do “Soldado- Caveira”, que surge no clímax do filme. Quem conhece o trabalho desses caras sabe que seus filmes costumam ficar sempre entre a tênue linha que divide o “muito bom” do “muito ruim”. Alem disso, essa obra foi concebida em uma época em que os filmes de terror eram direcionados quase que exclusivamente ao público adolescente, e com isso vinham quase sempre acompanhados dos clichês do susto fácil e do humor barato (que geralmente não tinham graça nenhuma, diga-se de passagem) .

Basicamente, a trama do filme esta centrada em torno de Rogger Cobb (William Katt), um escritor e ex- combatente do Vietnã, que após se separar da esposa, muda-se para uma grande e antiga casa, deixada como herança por uma tia que suicidou-se. A partir de então, a vida de Rogger se transforma em um horrível pesadelo, pois além de ter de conviver com a lembrança do filho, que desapareceu misteriosamente justo nesta casa, terá ainda que se defrontar com uma série de assombrações e criaturas sobrenaturais que começam a surgir de forma cada vez mais intensa.

De uma maneira geral, o filme não assusta, nem mesmo nas aparições dos monstros, pois os efeitos (a cargo da mesma equipe de “Caça-Fantasmas” e “MIB” 1 e 2) são apenas medianos, e o diretor Steve Miner parece mais interessado em criar cenas espalhafatosas do que momentos de tensão e suspense como visto em seus filmes anteriores. Além disso, algumas cenas parecem ter sido “demasiadamente” inspiradas em outras produções, como no momento em que a ex-mulher de Rogger se transforma em um monstro, acaba lembrando bastante “Evil Dead”. Inclusive, a voz da mulher/monstro parece ser a mesma da namorada de Ash, depois de possuída pelos demônios. Outras idéias, como os objetos e ferramentas que se movem sozinhos, já eram batidas, e vinham sendo usadas em filmes do gênero desde os anos 70.

Porém, “A Casa do Espanto” não é de todo um filme ruim, pois possui alguns bons momentos, como as aparições da tia falecida, a parte em que alguns monstrengos saem arrastando o filho da vizinha (curiosidade: o menino na vida real é filho do diretor Steve Miner), e a revelação final sobre o motivo de tanta maluquice, que se não é a idéia mais original do mundo, pelo menos justifica boa parte das doideiras vistas ao longo do filme.

Quem não for muito exigente, certamente irá se divertir com esse filme. No mais, serve como curiosidade.

Trailer do Filme


Download do Filme


Título Original: House
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 92 min
Ano de Lançamento: 1986
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 308 mb


Nenhum comentário:

Postar um comentário