domingo, 17 de maio de 2009

Cloverfield


J.J. Abrams é, no mínimo, um dos caras mais intrigantes e inteligentes de Hollywood. Ele começou sua carreira com o pé direito: foi o criador das séries de sucesso 'Lost' e 'Alias'. Agora Abrams está com tudo. Depois de dirigir 'Missão: Impossível III', ele partiu para o novo 'Jornada nas Estrelas', e atualmente produz o novo hit televisivo 'Dexter'.

Mas uma das maiores sacadas de Abrams é seu novo projeto, o filme que ele produz e que causou caos na internet e nos cinemas. Utilizando uma técnica parecida com o fenômeno que foi 'A Bruxa de Blair', o produtor utilizou mídias em massa e mistérios para divulgar seu novo filme. Durante as apresentações do filme 'Transformers', um sinistro teaser trailer foi exibido, e se tornou um verdadeiro hit na internet. O teaser trailer começa em uma festa caseira, com pessoas comuns, aparentemente saídas do trabalho, bebem tequila e cerveja, comemorando alguma data especial.

A cena é interrompida por um noticiário no jornal, que imediatamente é cortado com a explosão no centro de Nova York. As pessoas da festa deixam o apartamento e olham por uma cobertura, onde são atingidos por bolas de fogo, remanescentes do mesmo clarão. Nas cenas, Nova York é violentamente destruída em uma estranha explosão.

O projeto secreto de J.J. Abrams já ganhou nomes como 'Monstrous', 'Cheese' e 'Colossus', mas no final ficou com o título 'Cloverfield - Monstro'. E o filme é monstruosamente ótimo.

São exatos 80 minutos de projeção, gravados por uma filmadora comum. Logo no início, vemos os apaixonados Rob e Beth, que decidem passar o dia juntos. Logo depois, começamos a participar da festa de despedida de Rob para o Japão, quando um estrondo interrompe o evento.

Todos os eventos narrados à seguir simulam um documentário assustador sobre um monstro gigantesco causando pânico e caos em uma cidade imensa como Nova York. E o filme é bem sucedido em nos passar a realidade e o pânico dos personagens, muito bem interpretado por atores pouco conhecidos, além de efeitos especiais incríveis. Afinal, até a Estátua da Libertade perde a cabeça em meio ao filme.

O roteiro, que parece não existir, comprova a veracidade das informações: os personagens são estúpidos, falam frases sem sentidos e demonstram todo o medo que sentem. Nem tudo tem um motivo. Ponto para o filme: com essa falta de um roteiro sólido, o "documentário" fica ainda mais realista.

'Cloverfield - Monstro' é banho de frescor em um gênero que havia, literalmente, afundado após desastres hollywoodianos como 'Godzilla'. E este custou bem menos, por sinal: míseros US$ 25 milhões, uma merreca para um Blockbuster.

No final do longa, você vai sair com aquela sensação de ter assistido um bom e criativo filme, que renova um gênero em vários conceitos, mas também mantém todos os clichês necessários para um ótimo filme sobre monstros gigantes.

Trailer do Filme

Download do Filme

Título Original: Cloverfield
Gênero: Terror
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário