segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sexta-Feira 13 Parte 1


primeira matança, que já virou uma espécie de clássico referencial, ainda mais com subprodutos como "Pânico" e "Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado" fazendo sucesso atualmente. Mas trata-se de uma cópia deslavada de "Psicose", do qual aproveitou a idéia da "mãe" assassina. Apesar de ser o único da série que mais ou menos tenta contar uma história, não é um grande filme, e ganha as três estrelinhas só pelo esforço de criar clima e por meia dúzia de cenas legais.

A história todo mundo conhece: um acampamento de férias, Crystal Lake, é fechado após o assassinato brutal de um casal nos anos 50, apenas alguns meses após o afogamento de um jovem, Jason Voorhees. Nos tempos atuais (no caso, 1979), o jovem empresário Steve Christie resolve reabrir Crystal Lake. Para isso, contrata alguns rapazes e moças para colocar o local em ordem para a temporada de verão. Como acontece em onze de cada dez filmes de terror, eles serão mortos um a um por um misterioso assassino.

"Sexta-feira 13" tenta contar uma história, e aí vale o esforço do diretor Sean S. Cuningham. Ele tenta dar algum carisma aos seus personagens, e QUASE consegue. Ora, alguns deles realmente parecem gente de verdade. O problema é que, sem história para contar, Cuningham preferiu preencher o filme com assassinatos de tempos em tempos. Mas há uma boa qualidade: quem vê o filme pela primeira vez tem até certa dificuldade para adivinhar quem vive e quem morre, algo que depois ficaria previsível nas continuações.O diretor tenta criar algum suspense: na primeira meia hora de filme, poucos assassinatos são mostrados. As pessoas desaparecem aqui e acolá, você até imagina que elas estejam mortas, mas não tem certeza. Então, bingo, os cadáveres começam a aparecer. Aliás, curioso como o assassino sempre tem tempo de pendurá-los em posições dramáticas sem ninguém perceber.

"Sexta-feira 13" lançou uma série de clichês impagáveis e que depois se tornariam "regras" dos filmes de terror. Por exemplo, a heroína é a virgenzinha inocente que não passa o filme inteiro transando, ao contrário das amigas promíscuas; o namoradinho dela - não, eles não chegam a se beijar, porque ela é, oh Deus, tão inocente - diz "já volto" na hora de checar porque o gerador não funciona e, claro, vai para o espeto. Aliás, ali rende uma cena bem legal: a porta que se fecha nas costas da mocinha, revelando o namoradinho morto e pregado na parede, com uma flecha bem lá naquele lugar.

Os personagens cometem as maiores cagadas possíveis e imagináveis, caminhando para lá e para cá na escuridão, entrando em alojamentos escuros e vazios, saindo sozinhos para lugares ermos, aproximando-se de desconhecidos sem nem imaginar o perigo que correm, tropeçando durante a fuga do assassino, etc, etc. A maquilagem das mortes, feita pelo especialista Tom Savini, é um espetáculo à parte. Isso que o filme nem exagera muito na violência explícita, pelo menos considerando o rumo que a série tomou posteriormente. Aqui temos machado cravado na cara de uma menina, um Kevin Bacon novinho tomando uma espetada no pescoço (cena copiada em "Sexta-feira 13 - Parte 3") e um pescoço cortado bem real...

Passados tantos anos, todo mundo já deve saber que não é o Jason que mata nesse filme, e sim sua mãe, que quer vingança contra os monitores que deixaram seu filhinho morrer. Ou seja, a história termina até com um final-surpresa, longe da mesmice que se repetiria nos filmes seguintes.Considerando o nível que a série tomou a partir do terceiro episódio, dá para assistir perfeitamente este "Sexta-feira 13" original, e, quem diria, até levar alguns sustos. Nada muito extraordinário, mas divertido para um sábado de chuva.

Trailer do Filme

Download do Filme

Título Original: Friday the 13th
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 95 min
Ano de Lançamento: 1980
Qualidade: DVDRip
Formato: Avi
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 717 mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário