sábado, 23 de maio de 2009

No Limite da Realidade(Twilight Zone)


De 1959 a 1964 existiu um seriado de muita audiência na televisão. Seu nome era Além da Imaginação e contava histórias para lá de esquisitas que misturavam ficção científica, fantasia, suspense e terror em seus muitos episódios. Além de ser assistida por muitos tinha dois fãs que, no futuro, se tornariam grandes nomes (e bolsos) do cinema. Eles eram John Landis e Steven Spielberg, que além de dirigirem o filme, ainda assinaram a sua produção.

O filme é composto por quatro episódios ligados unicamente pela voz do narrador que conta as histórias. Porém, antes de conhecermos a voz do narrador, somos apresentados ao filme com um prólogo, encenado por Dan Aykroyd e Albert Brooks. Este motorista, aquele caroneiro, os dois viajam à noite pela estrada fazendo brincadeiras e discutindo, inclusive, episódios do antigo seriado da TV.

Depois disso e da voz de Burgess Meredith, começam os episódios.

O primeiro é uma criação do próprio Landis, apenas inspirada no antigo programa, e conta a história de um homem amargo que tem muito preconceito contra judeus, negros e orientais. Ao sair do bar onde praguejava contra todas as três etnias, ele acaba em uma cidade tomada pelos alemães nazistas, numa reunião de morte da Ku Klux Klan e na guerra do Vietnã.

O segundo episódio traz a história de um idoso novato em um asilo que, com uma brincadeira de criança, acaba mudando a vida de todos os outros moradores do local, que já se achavam velhos demais para fazer coisas boas.

O terceiro fala sobre uma professora que não consegue ter nenhuma experiência interessante até que conhece uma criança em um bar na beira da estrada. Depois de atropelar o menino, ela dá uma carona até a sua casa, que é igual a de um desenho animado, por dentro e por fora. Lá estão pessoas amedrontadas e que, estranhamente, fazem todas as vontades do mais novo.

O quarto conta a história de um homem que morre de medo de voar mas que, no momento, enfrenta uma forte tempestade a mais de 20.000 pés de altitude e que, mesmo depois de tomar calmantes, acredita estar vendo um homem na asa do avião.

Dos quatro, apenas o primeiro não é refilmagem de um episódio do seriado. Mas todos são muito criativos e bons. Para mim, o mais fraco é o de Spielberg, talvez por não ter aquela aura de fantástico que os outros apresentam, mas ainda assim é bem legal e chega até a ser tocante. O melhor é o do avião que, com um Lithgow muito inspirado, consegue transmitir todo o medo do protagonista.

Algumas soluções são muito interessantes e as referências também. No terceiro episódio, por exemplo, muitos dos efeitos especiais são fracos e já foram superados há muito tempo, mas a cena da mulher entrando na área em preto e branco da casa é sensacional e me lembrou um pouco o cenário do filme O Gabinete do Dr. Caligari.

Voltando a falar sobre os efeitos especiais, não podemos esperar ver na tela aquilo que estamos acostumados a ver atualmente. Afinal de contas, o filme é de 1983.

Depois do filme, em 1985, o seriado Além da Imaginação foi relançado e ficou no ar por três temporadas.

O filme é uma homenagem bem interessante e pode ser assistido sem grandes preocupações. Indicado para aqueles que gostam de histórias fantásticas e pouco críveis, para os fãs do seriado e para aqueles que ainda não assistiram.

Trailer do Filme

Download do Filme

Título Original: Twilight Zone: The Movie
Gênero: Suspense / Ficção Científica
Tempo de Duração: 101 min
Ano de Lançamento: 1983
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 393 mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário