sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Hospedeiro(Gwoemul)


Já não é de hoje que o cinema coreano vem dando ótimos frutos (é só dar uma passada em qualquer locadora atrás deles que você não vai se arrepender), Chan-wook Park e sua trilogia da vingança viraram cult depois que “Oldboy” foi apresentado em Cannes, e agora o próximo candidato a coqueluche é o ótimo “O Hospedeiro”.

À primeira vista, o filme do diretor Joon-ho Bong tem toda a cara de trash, mas por trás da criatura gigantesca meio peixe que sai do rio Han para criar pânico na cidade de Seul, ele é um perfeito exemplo de como fazer um filme de terror extremamente interessante sem cair em qualquer tipo de lugar comum.

Primeira coisa que salta aos olhos é um roteiro muito bem pensado, que sabe equilibrar muito bem toda a tensão do terror, com o drama da situação da família, mas sem deixar de lado toda uma crítica política, não só sobre a própria divisão do país em norte e sul (muito mais subjetiva), como a descarada critica em relação a “invasão” dos Estados Unidos na história ao melhor jeito “viemos aqui para salvar o mundo”, isso sem contar que no final das contas eles mesmos criaram o monstro.

Aqui uma curiosidade, o começo do filme mostra um caso real, que aconteceu anos atrás em uma base americana na Coréia, pelo menos até agora o monstro não apareceu.
Voltando ao filme, o diretor talvez tenha o seu maior acerto ao conseguir construir uma história que vai crescendo junto com o filme, prendendo totalmente o espectador na cadeira, te absorvendo completamente.

Mas provavelmente, algo que pode chamar muito a atenção do grande público seja os ótimos efeitos visuais, criados pela Orphanage INC, responsável entre outros sucessos por “Superman Returns” e os dois últimos “Piratas do Caribe”. O tal monstro meio peixe na melhor das palavras é muito feio, e isso ajuda a criar uma certa mítica, afinal ele dá uma mistura de horror e asco nas pessoas, nada de pensar em vender bonequinhos dele mais tarde, a única preocupação parece ser o status de criatura horrenda.

“O Hospedeiro” foi a maior bilheteria da história do Coréia de todos os tempos, com um número equivalente a 20% da população do país, é óbvio que uma grande parcela desse numero é de pessoas que viram o filme mais de uma vez, mas mesmo assim é um número impressionante, no resto do mundo provavelmente não vai fazer tanto sucesso assim, mas com certeza é uma ótima pedida para quem quer ser surpreendido por um filme diferente de tudo que aparece por ai.

Caso alguem tenha um delay na leganda é so aumentar em 600ms a sincronia do audio que fica de boa

Trailer do Filme


Download do Filme

Nome Original: The Host
Lançamento: 2006
Gênero: Terror
Formato: RMVB
Duração: 119 minutos
Tamanho: 526 Mb
Áudio: Ingles
Legendada: Portugues
Qualidade: DVD

Um comentário:

  1. Olá...

    Valeu pelos filmes e pelo blog.

    Mas esse link está quebrado.

    Até.

    ResponderExcluir