sábado, 16 de maio de 2009

Hellraiser, Renascidos do Inferno


Quando o cinema de terror parecia seguir uma rotina de repetição; as sequelas de “verdadeiros” clássicos do terror (Halloween, Friday 13th, A Nightmare on Elm Street) invadiam as nossas salas, um autor genuinamente ligado a esse género tão rentável decide invocar os pesadelos mais mórbidos do dito “sadomasoquismo” e escreve aquele que pode ser muito bem um dos melhores argumentos de sempre num filme de terror, foi exactamente em 1987 que chegou às salas de cinema de todo o Mundo (menos as nossas!), Hellraiser, um filme de terror que cruza os mitos de Fausto com a caixa Pandora dando origem a um “slasher movie” independente de qualquer referência “oferecida”.

"Hellraiser, Renascidos do Inferno" conta a história de uma caixa de puzzle chinesa que segundo dizem quem o conseguir decifrar poderá abrir portas de dimensões desejáveis, foi nessa promessa que Frank Cotton (Sean Chapman) a procurou e conseguiu encontra-la. Foi numa certa noite durante um ritual satânico que Frank consegue a descodificar mas ao invés dos prazeres celestiais, este torna-se um escravo num submundo povoado de Cenobites (criaturas infernais desfiguradas que procuram prazer na dor causada). Passado isso tudo, Frank cai no esquecimento e a sua antiga habitação é de povoada pelo seu irmão mais novo, Larry Cotton (Andrew Robinson – o Scorpio de Dirty Harry) que traz consigo a sua esposa, mas também ex-amante de Frank, Julian (Claire Higgins). È então que a fugitiva alam de Frank pede ajuda ao seu antigo amor, o pedido; trazer até si sangue para que este possa possuir a sua original forma humana. Enquanto isso, os Cenobites liderados pelo enigmático Pinhead (Doug Bradley) procuram-no.

Convertido a filme de culto, Hellraiser é aquele tipo de obra que os americanos gostam tanto adjectivar de “painfull”, ou seja um filme doloroso de ver, e não podiam estar mais certos disso. A obra-mestra de Clive Barker é uma incursão torturada e nada meiga no que requer nos tratamentos das cenas mais “gores”, trazendo até ao seu legados clichés que ainda hoje perduram. Mas de facto o que o filme tem de grande valor, é o seu argumento, original até á medula que transpõe de uma complexidade fora do normal, só para terem uma ideia disso, a sua premissa é difícil de resumir e está sempre constância com o prolongamento do argumento. A fotografia é outro factor a ter em conta, de uma beldade gótica e pessimista.

O problema reside no elenco em geral, nenhuma das interpretações consegue sair do mediano ou simplesmente do automático, certas reacções das personagens conseguem serem teatrais em demasia e Andrew Robinson não é meramente um exemplo de representação glamourosa. Apenas Doug Bradley consegue interpretar aquilo que se pedia, trazendo até nós uma personagem tão assustadora como fria, uma “mascara” que nunca mais largou este britânico e subestimado actor. Adaptado de uma novela escrita pelo próprio realizador e argumentista, Clive Barker, Hellraiser pode nos dias de hoje ser um filme ultrapassado em termos de efeitos especiais, mas só a sua caracterização, maquilhagem e efeitos práticos valem por isso. Brinda-nos com um argumento de fazer inveja nos dias de hoje ao género que se cota e é responsável pela introdução de muitos dos mais profundos pesadelos humanos. Nos dias de hoje, possui mais de 7 sequelas de low budget e um remake a estrear em breve, mas o original é sempre uma porta aberta ao terror mais puro.

Trailer do Filme

Download do Filme - parte 1

Download do Filme - parte 2

Título Original: Hellraiser
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 94 min
Ano de Lançamento: 1987
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb (RAR)
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 323 mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário