terça-feira, 5 de maio de 2009

Matrix


Matrix" é um filme de ficção científica que tem como uma de suas características principais uma infindável seqüência de citações a outras obras. Referências literárias, cinematográficas ou religiosas aparecem em quase todos os momentos da fita, tanto no seu roteiro como na direção e fotografia. Em alguns momentos, elas são bastante explícitas, enquanto em outros são quase imperceptíveis.

Apesar dessa intertextualidade, "Matrix" foi um grande sucesso entre o público em geral. Primeiramente porque muitas das citações presentes no filme não têm nada de eruditas: são referências a obras populares como filmes chineses de kung-fu e arrasa-quarteirões de Hollywood como "O Exterminador do Futuro", "Homens de Preto", entre outros. Além disso, as citações não desviam a atenção do grande público das vertiginosas cenas de ação. São muitas as passagens de lutas, tiroteios e perseguições com muitos efeitos especiais. Por fim, há de se reconhecer a habilidade dos irmãos Wachowski, responsáveis pelo roteiro e direção, que conduziram toda essa mistura em um ritmo frenético, bem ao gosto da audiência atual.

Apesar de algumas referências mais sofisticadas, a maior parte das citações de Matrix vem da cultura pop. Esse aspecto, aliado a uma direção segura e inteligente que tem como pretensão única entreter o público só poderia resultar no sucesso deste filme. E a reunião incomum de tantos elementos diferentes (ficção científica, referências literárias, religião, filmes western, de kung fu, de humor...) faz com que este seja um filme marcante, difícil de esquecer.

Trailer do Filme

Download do Filme

Título Original: The Matrix
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 136 min
Ano de Lançamento: 1999
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 443 mb

Nenhum comentário:

Postar um comentário